2012

31-01-2013 00:00

A atual Direção da ADAL, eleita em Março de 2012, propôs-se prosseguir com os programas e projetos que a associação vinha desenvolvendo, prestando melhor atenção aos aspetos da divulgação, através de uma utilização mais adequada dos meios ao seu dispor, designadamente site e redes sociais, com a finalidade de assegurar um contacto mais regular e atualizado com os seus sócios e amigos, bem como com a comunicação social.

Igualmente se propôs reforçar o seu papel de vigilância e advertência sobre problemas ambientais e patrimoniais locais que de alguma forma contrariassem os objetivos de uma gestão sustentável do território, colocando em causa o bem estar das populações.

Se é possível fazer uma apreciação positiva relativamente ao primeiro propósito, já relativamente ao segundo nos parece termos ficado aquém do necessário e justificável, como poderemos constatar face ao número reduzido de Posições ou Informações Públicas, instrumentos preferenciais para a denúncia de situações e ocorrências negativas observadas no território concelhio (Loures).

No domínio do reforço dos contactos com os sócios e outros munícipes que nos acompanham, realçamos como positivo a regularidade das notícias associadas a efemérides, que se enquadram numa perspetiva de informação e sensibilização para as boas práticas: ao longo do ano a ADAL emitiu 20 notícias divulgadas através de newsletters, utilizando igualmente o site e as redes sociais (facebook) para chegar ao maior número possível de destinatários.

Realizou ainda duas atividades, uma no âmbito do Programa Pelos trilhos do Património e da Natureza (passeio pedestre em Santo Antão do Tojal) e outra no âmbito do Programa Um olhar por dentro (visita ao Núcleo Museológico Luís Serra – Bemposta), ambas com ênfase no património cultural.

No programa Linha de Defesa, os projetos Eco-alerta e Banco de Ideias Anticrise não obtiveram sinais significativos de adesão por parte daqueles a quem se destinam, sendo de questionar a sua manutenção e, em caso afirmativo, em que moldes e com que estratégias de divulgação, com vista a um maior conhecimento destas plataformas de partilha.

Nas Ações de Advertência, onde se enquadram, para além de outras iniciativas, as informações e posições públicas ou promoção de reuniões, destaca-se a concretização, em Março, da seleção do Positivo e Negativo de 2011, tendo merecido destaque os seguintes aspetos:

Positivo – Património: Rota Histórica das Linhas de Torres, com particular ênfase para a inauguração do Percurso Pedestre Alrota – Arpim (Entidade: CM Loures).

Positivo - Ambiente: Intervenção na Ribeira do Prior Velho (Entidade: Simtejo).

Negativo - Património: Enfraquecimento da dinâmica de programação cultural dos Museus.Municipais, de que o respetivo fecho aos domingos constitui um inquietante sinal (Entidade: CM Loures).

Negativo - Ambiente: Insuficiências e deficiências nos serviços de recolha de Resíduos Sólidos Urbanos (Entidade: SMAS de Loures).

Quanto a Posições Públicas emitidas, foram em número de três, tendo sito tratados os seguintes aspetos: Positivo e Negativo de 2011, Rede de Museus Municipais de Loures e Frente Ribeirinha do Tejo em Loures.

Nos contactos institucionais, a nova Direção da ADAL privilegiou a Câmara Municipal de Loures, designadamente os vereadores do Ambiente e da Cultura, não só com a finalidade de apresentar os novos Órgãos Sociais, mas também para analisar assuntos que já tinham justificado contactos anteriores e que se encontravam sem resposta ou sem desenvolvimentos.

Assinalamos como lamentável o facto de nenhuma das cartas enviadas pela ADAL ter merecido resposta, e não podemos deixar de interpretar esta atitude como uma manifestação de falta de sensibilidade e de capacidade da atual administração autárquica para prosseguir um diálogo aberto e responsável com a única associação de defesa do ambiente e do património, com estatuto de ONGA, existente no município.

ADALBoletim_N1.pdf (247160)ORGÃOS SOCIAIS ELEITOS NA ASSEMBLEIA GERAL DE 11 DE MAIO DE 2012

 

ASSEMBLEIA GERAL

Presidente – Sérgio Pratas

Primeiro Secretário – Ermita Castro

Segundo Secretário – Isabel Rodrigues

DIRECÇÃO

Presidente – Ana Paula Lopes

Vice-presidente – Rui Pinheiro

Secretário – José Lirio de Carvalho

Tesoureiro –  António Almeida

Vogal – José Catarino

CONSELHO FISCAL

Presidente – Luis Paulo

Relator – Ana Almeida

Secretário – Nuno Antão



Ler mais: https://www.adaloures.pt/sobre-nos/

ORGÃOS SOCIAIS ELEITOS NA ASSEMBLEIA GERAL DE 11 DE MAIO DE 2012

 

ASSEMBLEIA GERAL

Presidente – Sérgio Pratas

Primeiro Secretário – Ermita Castro

Segundo Secretário – Isabel Rodrigues

DIRECÇÃO

Presidente – Ana Paula Lopes

Vice-presidente – Rui Pinheiro

Secretário – José Lirio de Carvalho

Tesoureiro –  António Almeida

Vogal – José Catarino

CONSELHO FISCAL

Presidente – Luis Paulo

Relator – Ana Almeida

Secretário – Nuno Antão



Ler mais: https://www.adaloures.pt/sobre-nos/